13 maio 2020

Propostas de atividades (Associação de Profissionais de Educação de Infância)












 DE ATIVIDADES NO ÂMBITO DA LITERACIA EMERGENTE

Caras colegas
no âmbito do Programa Integrado de Promoção da Literacia (PIPL), promovido pela Fundação Aga Khan e que a APEI é a entidade implementadora, foram construídas, pelas Professoras Lourdes Mata e Ana Cristina Silva do ISPA, um conjunto de atividades de promoção da literacia emergente, que poderão ser úteis aos educadores de infância, neste tempo de confinamento a que todos estamos sujeitos.
As propostas de atividades que em seguida se apresentam, pretendem orientar a ação dos pais com os seus filhos em idade pré-escolar, respeitando a individualidade do seu papel enquanto pais.
Não se pretende que os pais/familiares substituam os educadores, mas sim que, com a orientação destes, possam agir de forma mais intencional nas interações que estabelecem com os filhos.
Não se pretende transferir para casa as atividades do jardim de infância, mas sim aproveitar materiais, atividades e rotinas já existentes nas famílias, ou que facilmente introduzirão, de modo a que possam contribuir para as aprendizagens a promover estabelecidas nas OCEPE para o Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita.
Não se pretende que os pais sejam educadores de infância nem que as casas sejam salas de atividades, mas que se mantenham as características de cada casa e dos papéis de pais e filhos.
Não se pretende que os pais ensinem no sentido tradicional do termo, mas que os pais proporcionem oportunidades para que os seus filhos aprendam, apoiando-os nessa aprendizagem.
Este material destina-se aos educadores de infância, como base para a apresentação de sugestões para as famílias. 

Recordamos, ainda, que a APEI, no âmbito da formação contínua à distância, tem um conjunto alargado de ações disponíveis, cujas informações detalhadas estão em http://apei.pt/formacao/plano-formacao/.

Sem comentários:

Enviar um comentário