08 maio 2012

Momento de leitura...

As três espigas
Era uma vez três espigas que se encontram à beira da mesma mó de um moinho: uma de centeio, outra de trigo e a terceira, uma grande espiga de milho.
   Eram muito antipáticas umas para as outras.
   Dizia o trigo para o centeio:
- Chega-te para lá, centeio centeiaço que tu não fazes as funções que eu faço.
   Ao que o centeio lhe respondia:
- Cala-te lá, trigo espadanudo que tu não acodes ao que eu acudo.
   Mas o espigão de milho era o mais ralhão:
- Caluda! Tudo caluda! Vocês não são como eu graúdas, vocês não são como eu barbudas, vocês não são como eu folhudas, vocês não são como eu rabudas.
- Calem-se lá, espigas miúdas suas choninhas, suas lingrinhas, suas fuinhas, caras bicudas, comigo não fazem vocês farinha!
   As outras iam para responder, mas a mó pôs-se a trabalhar...
E não é que a farinha delas todas e de outras mais de centeio, de trigo e milho, foi parar a uma padaria - veja-se a coincidência! - especializada, precisamente, em belos pães de mistura...
Provei um, ainda quente, barrado com manteiga. Estava óptimo!
                                    António Torrado

Sem comentários:

Enviar um comentário