13 fevereiro 2019

novo ano... nova vida

Em janeiro foi assim...


Aos vencedores,

Sobre Virginia Woolf, 
                 a autora do Livro+
A viúva e o papagaio


 Virgínia Woolf nasceu em Londres a 25 de janeiro de 1882, filha de Sir Leslie Stephen, escritor e historiador ilustre da Inglaterra vitoriana. 
 Desde cedo ligada a grupos de intelectuais, casou em 1912 com Leonard Woolf e com ele fundou a editora Hogarth Press, responsável pela revelação de autores como Katherine Mansfield e T. S. Eliot e pela publicação das suas próprias obras. 
 Reconhecida como uma das mais proeminentes figuras do modernismo britânico, destacam-se entre os seus trabalhos os romances Mrs Dalloway (1925), Orlando (1928) e As Ondas (1931), assim como o ensaio Um Quarto que Seja Seu (1929). 
Após sucessivas crises depressivas e não suportando o isolamento provocado pelo agravar da Segunda Guerra Mundial, suicida-se a 28 de março de 1941, em Lewes.


 😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀


No dia 16, Lara Xavier veio encontrar-se com os mais pequeninos:

 

 Lara Xavier nasceu em Angola, morou na Holanda e vive atualmente em Portugal.

Iniciou-se na escrita com o livro Gosto deles Porque Sim (ed. Texto, 2007) e desde então tem publicado livros em várias editoras.

Recebeu o prémio Fundação António Quadros pelo livro Nunca Digas Nunca (ed. Texto, 2013).

Atualmente divide o seu trabalho entre a escrita, a edição e o design gráfico.

A sua capacidade para perceber e expressar os sentimentos das crianças faz com que as suas histórias sejam lidas com agrado tanto por miúdos como por graúdos. 




 Entretanto, 
nas EB1 Artur Martinho Simões e Ricardo Alberty, 
                              as atividades não param...

                                      e o blue bot não pára de surpreender




















 Na Miguel Torga,




















já em fevereiro
- realizou-se o  concurso de gramática - 2º ciclo:






- Recebemos a escritora Maria Francisca Macedo







































Fomos ao ConcursoNacional de Leitura: fase municipal


E à Laura e ao Tomás








Estão apurados para a fase intermunicipal, em Oeiras, no dia 27 de abril.




 E não esquecemos o S. Valentim ...

Põe o teu coração a escrever














Jornalista, poeta, dramaturgo, ficcionista e autor de uma vasta obra para crianças e jovens, José Jorge Letria nasceu em Cascais, em 1951, tendo desempenhado, entre 1994 e 2002, as funções de vereador da Cultura no município local. Foi distinguido, em Junho de 2002, com a Medalha de Honra do Município de Cascais, tendo sido atribuído o seu nome à Escola EB 1 da vila, por si frequentada na infância. Estudou Direito e História na Universidade de Lisboa, sendo pós-graduado em Jornalismo Internacional  e  Mestre em “Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais” pela Universidade Autónoma de Lisboa. Doutorou-se com distinção em Ciências da Comunicação no ISCTE.
Foi, desde 1970 e até Dezembro de 2003, redator e editor de jornais como “Diário de Lisboa”, “República”, “Musicalíssimo”,“Diário de Notícias” e “Jornal de Letras”, tendo sido, igualmente, professor de jornalismo, experiência da qual resultou a publicação de três livros sobre a matéria.
Foi autor de programas de rádio e de televisão, destacando-se, a esse nível, a sua participação, durante vários anos, na equipa de criadores da “Rua Sésamo”, em Portugal.
 Foi também correspondente de jornais estrangeiros, autor dos textos do programa “Pastéis de Belém”, na TSF, e autor do ensaio “O Terrorismo e os Media-o Tempo de Antena do Terror”.

Foi um dos poucos civis que se encontravam ao corrente do levantamento militar de 25 de Abril de l974, tendo colaborado com os militares na Direção da Emissora Nacional desde 27 de Abril desse ano.
 Foi responsável pela programação musical da estação oficial até meados de l975. Sobre a sua experiência na madrugada do 25 de Abril publicou, em l999, o livro “Uma Noite Fez-se Abril”.
Tem livros traduzidos em várias línguas ( castelhano, francês, inglês, italiano, coreano, japonês, russo, búlgaro, romeno, húngaro e checo) e está representado em numerosas antologias em Portugal e no estrangeiro, designadamente em França, onde o seu livro “Um Amor Português”, com tradução de Séverine Rosset, foi publicado com a chancela da Albin Michel.




Sem comentários:

Enviar um comentário