10 maio 2021

Casamento de palavras e Quadra_palavras homónimas

 


    Em março, 

lembrando que nele a poesia tem o seu dia, 

   a BE propôs aos alunos do 2º e do 3º ciclos 

as seguintes atividades







 A poesia brinca com as palavras

        Este poema é um exemplo disso

 


COISAS DE AMOR                          

                                                         

 

A Tesoura bem andava

à procura de um marido.

Nunca mais o encontrava:

era um Tesouro escondido. 


 

A bela Bola amarela

sofria de um amor tolo:

gostava muito de um Bolo

(mas ele não gostava dela).                                                                          

 

Uma casa arredondada                                                                                      

casou com um Caso bicudo.                                                                         

Para as Casas um teto é tudo,                                                                       

casam por tudo e por nada!                                                                           

                                                                                                                       ManuManuel António Pina                                                                                                       

 

 

 

Casamento de palavras

 

Propomos-te casar palavras de som muito semelhante. Constrói um poema divertido, no qual utilizes pares de palavras, tais como:

 

 

Tesoura/tesouro          quadra/quadro             folha/folho 

      

Cigarra/cigarro            casa/caso                     porta/porto  





Uma Quadra com palavras homónimas


Escreve uma quadra na qual uses palavras homónimas, tal como acontece neste poema

 

 

Rio no rio


Canto a um canto

De madrugada.

Não mato o mato

semeio a semente


na terra molhada. 

De que me livro?

Se ler um livro?

Da solidão. 

São como um pero

Todas as coisas

São como são.

Amo quem amo.

 




Eis o trabalho do Tomás, do 5º A


 

 Dentro do meu carro

 Uma cigarra cantava.

 Apaguei o meu cigarro,

 para ver se a encontrava.

 

 Uma quadra eu escrevi

 dentro do meu quarto.

 Coisas de mim eu vi 

 e no quadro coloquei o meu retrato.

 

                                Abri a minha porta

                                E saí todo torto

 jurei a mim mesmo,

      nunca mais ir ao Porto.

 

 

Nome: Tomás Gonçalves              

Nº: 20 Turma: 5ºA      

Sem comentários:

Enviar um comentário