04 novembro 2020

PROJETO BOM PORTUGUÊS

 

 

    Na EB 2,3 Miguel Torga, ao longo do ano vai desenvolver-se um projeto ligado à Ortografia e Frases Idiomáticas.


Aqui, no nosso BLOG, divulgamos o Projeto:

 

 

 

 

 

 

Constatando que a produção escrita dos nossos alunos apresenta muitas lacunas no domínio da ortografia, consideramos que é fundamental a realização de atividades promotoras da reflexão sobre a correção linguística das palavras e da sua aplicação em situações concretas. Eis que nasceu, assim, o “Bom Português” referente ao domínio da Ortografia.

Atendendo a que a nossa Sabedoria Popular é tão rica em textos de tradição oral (lendas, provérbios, expressões idiomáticas…) e que a maioria dos nossos alunos os desconhece, criámos o “Bom Português” sobre Expressões Idiomáticas, procurando contribuir para o enriquecimento da sua cultura geral.

O Concurso consiste na resposta a questões sobre Ortografia e Expressões Idiomáticas, mensalmente, entre outubro e abril, tendo iniciado em formato de papel, passará em breve ao formato digital, através de Formulários do Google propostos via plataforma Classroom de cada turma do 2.º ciclo, possibilitando aos alunos uma maior facilidade no uso das TIC. Os resultados dos alunos serão divulgados mensalmente, no expositor junto da saída B (entre os Blocos A e B). Quanto às atividades, serão também divulgadas nesse expositor, assim como num painel à entrada da BE.

O Concurso mensal “Bom Português” é fruto do trabalho colaborativo entre os docentes de Português do 2º Ciclo, que aplicam, explicitam e dinamizam as atividades de Ortografia e de Expressões Idiomáticas. Em termos de parceria, o Concurso culminará no dia 05 de maio de 2021, Dia da Língua Portuguesa, sendo realizada uma atividade final na BE.

Fiquem atentos!

 

Os professores responsáveis Adelaide Santos e João Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário