16 fevereiro 2021

No ovo - informação sobre o segundo livro de Emma Lídia Squillari

 







Emma Lidia Squillari é italiana e licenciada em ilustração pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Bolonha. “No Ovo” (Kalandraka, 2020) é o seu segundo livro, um álbum bem-humorado, imaginativo e engenhoso.

As guardas inicias, num azul pálido, transmitindo tranquilidade e serenidade, são simultaneamente misteriosas pelo silêncio e aparente ausência de significado. No final, o leitor alcançará a ironia embrionária desta quietude.

Doze ovos, com tamanhos e texturas diferentes, num ambiente sombrio e silencioso, quente e confortável, mas não por muito tempo. A dúzia de espécies ovíparas estava pronta a romper, o espaço diminuto tornara-se desconfortável e… surpresa: cá fora havia um mundo e amigos por descobrir. O pintainho, o pato, a tartaruga, o crocodilo, o camaleão, a avestruz e outros tantos, mas foi o pitão, que “não era lá muito educado”, que ocupou cada vez mais as páginas deste magnífico álbum.

 No Ovo, Emma Lidia Squillari, Deus Me Livro, Kalandraka, CríticaA leitura da imagem permite ao leitor desvendar o sentido enigmático da história, onde no início nada parece acontecer. Paulatinamente, as ilustrações permitem a compreensão do texto, breve, simples e conciso. Ao virar cada página, o leitor é surpreendido pela graciosa conjugação do espaço e do tempo, do movimento, marcando o ritmo da narrativa. As aguarelas e os lápis de cor dão vida às aves, aos mamíferos e aos répteis, introduzindo o leitor num jogo visual, acelerando a imaginação, a curiosidade e ampliando o desejo de desvendar o mistério dos doze ovos, conhecendo os segredos da natureza, as implicações das transgressões e a violação do respeito.

Numa elegante interacção entre o texto e a imagem, a autora conduz a atenção do leitor para o protagonista, permitindo-lhe acompanhar a intriga e surpreender-se quando pensa que nada mais poderá acontecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário